O uso da avaliação assistida no acompanhamento de alunos com necessidades especiais
https://revistaeducacao.com.br/2017/05/27/o-uso-da-avaliacao-assistida-no-acompanhamento-de-alunos-com-necessidades-especiais/
De acordo com o Censo Escolar, quase 700 mil crianças com deficiência estavam matriculadas na educação básica regular e classes comuns em 2014. A presença desses alunos coloca em xeque práticas tradicionais da educação. Como dar aulas baseadas na lousa para um estudante com deficiência visual? Como um aluno com dislexia ou deficiência intelectual pode acompanhar o currículo em escolas comuns?
Crianças são diferentes, e aquelas com necessidades especiais têm características que as tornam um desafio para o professor acostumado com quem lê com os olhos, ouve e tem o ritmo de desenvolvimento dentro do padrão. “Para podermos falar realmente em inclusão, não basta matricular essas crianças, temos de garantir que elas estejam aprendendo e se desenvolvendo na escola de maneira efetiva. Para isso, precisamos acompanhar o desenvolvimento do aluno”, aponta Anna Augusta Sampaio de Oliveira, professora e pesquisadora de educação especial da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Uma das estratégias indicadas para o acompanhamento desse aluno é a avaliação assistida, chamada também de dinâmica ou interativa. O metódo, explicam especialistas, tem o objetivo de avaliar o processo de aprendizagem, e não apenas o resultado do que foi aprendido. Tipicamente, esse tipo de avaliação é composto por três etapas: em um primeiro momento, cria-se uma situação de avaliação para ver o que a criança sabe; em um segundo, o mediador ajuda a criança, em um processo parecido com o de ensino, até que ela se torne capaz de resolver o problema dado; em uma terceira fase, a criança passa por uma nova avaliação em que deve resolver o problema sozinha. “Essa avaliação mostra a sensibilidade da criança à ajuda, como ela responde, e também indica de que tipo de apoio ela precisa”, explica Sônia Regina Enumo, professora de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
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