Dicas e reflexões sobre saúde e bem-estar em tempos de pandemia
Às vezes a gente subestima o poder que existe por trás das escolhas dos nossos hábitos e dos nossos alimentos, mas são eles que em grande parte nos formam física e emocionalmente. Saber quais hábitos podemos priorizar neste momento de pandemia e quarentena pode ajudar bastante a lidar com as consequências físicas e emocionais de tudo que vem acontecendo no Brasil e no mundo. Além do que deveria ser básico e acessível a todxs, comida de verdade (sem veneno e não ultraprocessada) e poder de escolha sobre seus hábitos, o Ayurveda diz que existem outros elementos que devem ser levados em consideração.
O Ayurveda é considerado o sistema médico mais antigo do mundo, que teve sua origem, assim como o Yoga, na Índia a partir dos conhecimentos milenares da cultura Védica. Parte de um olhar para a natureza e seus elementos e nos traz práticas que nos ajudam na busca pelo bem-estar mental, físico e espiritual. A ideia é usar a observação de si e da natureza, com seus ciclos (estação do ano) e seus elementos, pra se conhecer melhor e alcançar uma autonomia em relação à própria saúde.
Mesmo entre os alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes, grãos…), existem alguns que são favoráveis para certas situações, mas não para outras. Cada indivíduo é único e se favorece de um conjunto de alimentos e isso vai mudando de acordo com a estação do ano, com o momento emocional, físico, período do dia etc. A lista é infinita e aos poucos a gente pode ir aprendendo e se observando pra entender o que nos faz bem e quando nos faz bem. Inclusive nesses tempos de quarentena.
Comentários
Postar um comentário
procurando ideias para adaptaçao , acessibilidade ou aparelhos