veja-as-principais-dificuldades-dos-deficientes-visuais-no-dia-a-dia-e-como-adaptar-sua-empresa/
Você já pensou em como é viver no Brasil sem enxergar? Pois saiba que mais de 6,5 milhões de brasileiros enfrentam problemas como analfabetismo por falta de acesso ao conhecimento em Braille, estruturas precárias de locomoção e oportunidades escassas no mercado de trabalho. Nesse post buscamos mostrar quais as principais dificuldades dos deficientes visuais no dia a dia.
Em muitos casos as adversidades começam no seio da própria família do portador de necessidades especiais e continuam na escola e em outros espaços comuns, onde ele enfrenta a discriminação social e o preconceito das pessoas. Pessoas com deficiência precisam da ajuda de profissionais qualificados e sensíveis para que eles desenvolvam a maneira como percebem o mundo e possam evoluir plenamente como indivíduos.
Muitos especialistas apontam que faltam leis e órgãos fiscalizadores específicos para ajudar a diminuir os problemas enfrentados pelos deficientes visuais no cotidiano. O desdém do Estado, por exemplo, é um dos fatores que mais contribui para a violação dos direitos dessas pessoas. Algumas ferramentas, como o Braille e projetos sociais, colaboram para mudar essa situação.
O Braille é um idioma tátil batizado com o nome de seu criador que permite que os deficientes visuais leiam com as mãos. Por meio dele é possível reconhecer as letras do alfabeto, os números e diversos símbolos usuais na Língua Portuguesa. Diversos produtos e comércios, por exemplo, já oferecem descrições em Braille. Já projetos sociais de inclusão são fundamentais para que os deficientes visuais se desenvolvam socialmente e profissionalmente e alcancem um nível satisfatório de emancipação.
Comentários
Postar um comentário
procurando ideias para adaptaçao , acessibilidade ou aparelhos