Luvas biônicas criadas por fã ressuscitam mãos do maestro João Carlos Martins

Desde que se envolveu em um acidente – caiu sobre uma pedra jogando bola no Central Park, em Nova York -, em 2018, Martins passou por 24 cirurgias. Elas ajudaram a aliviar a dor, mas não recuperaram o movimento completo de suas mãos.  
Ele chegou a conseguir tocar somente com os polegares e fez uma apresentação de despedida no ‘Fantástico’, da TV Globo. Depois foi trabalhar como maestro, atuando com as funções motoras que ainda tinha. Até que, pouco antes desse Natal, ao final de um concerto em Sumaré, no interior de São Paulo, depois de muito esperar na calçada, um desconhecido conseguiu entrar no camarim para lhe entregar um estranho par de luvas pretas. 
O artesão anônimo tinha feito o primeiro protótipo baseado apenas em fotos e vídeos das mãos do pianista projetadas em 3D. Na semana passada, Martins foi à casa de Bira para experimentar e ajustar um novo protótipo. Com hastes de aço sobre os dedos, que funcionam como molas, presas a uma placa de fibra de carbono, as luvas mecânicas cobertas com neoprene custaram a Bira R$ 500 com a compra de material. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog aparelhoeadaptacao: dicas para pcd, idoso e criança

Dispositivos auxiliares de marcha: orientação quanto ao uso, adequação e prevenção de quedas em idosos