Brincadeiras educativas para as crianças na quarentena

 Para ajudar os pais com brincadeiras educativas e divertidas para a quarentena, entrevistamos a pedagoga e psicomotricista, Selma Fonseca que além de coordenar o curso de pedagogia do Unasp Hortolândia é mestre em educação e doutoranda em educação e currículo. Neste bate-papo a Selma destacou as características das crianças que devem ser levadas em conta no momento da escolha das brincadeiras e também sugeriu diversas atividades divertidas e educativas que podem ser feitas em casa.

Existe uma característica que é comum tanto em crianças da educação infantil, quanto no ensino fundamental I, que é o movimento. Se os pais e professores compreendessem que todos os conceitos escolares são construídos a partir do movimento corporal, eles deixariam as crianças brincarem mais e trabalharem mais com os movimentos amplos como os movimentos de coordenação motora fina.

Se eu tivesse que dar um conselho aos pais tanto para crianças pequenas, quanto maiores nestes dias de quarentena, eu diria que faz muito bem a estas crianças começarem a brincar com as mesmas coisas que talvez pais e avós tenham brincado em sua infância. Aquelas que a gente chamava antigamente de “brincadeiras de rua”. Como pega-varetas, esconde-esconde, amarelinha, bolinha de gude, cinco marias, entre outras, que nós adultos já achamos muito divertidas no passado.

Dependendo do espaço dentro de casa, as brincadeiras vão incluir mais a coordenação motora fina do que motora global. Têm famílias que moram em apartamentos, então talvez ali não sejam possíveis movimentos tão grandes, mas a gente pode explorar muitas brincadeiras que desenvolvem o raciocínio e a habilidade motora da criança.

https://www.unasp.br/noticias/brincadeiras-educativas-para-as-criancas-na-quarentena/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog aparelhoeadaptacao: dicas para pcd, idoso e criança

Bola Suica para Pilates 65cm com Extensores