Móveis adaptáveis para pessoas com deficiência são oportunidade de negócio

 Pessoas com algum tipo de deficiência necessitam, geralmente, de acessórios, equipamentos e móveis adaptáveis que facilitem suas rotinas e atendam às suas necessidades. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 25 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência – ou seja, o número corresponde a 14% da população do Brasil –, sendo que 40% desse segmento é composto pelo grupo de deficientes visuais (parcial ou total).

Conforme destaca Marcelo dos Anjos, projetista do Studio D’Linea, de Porto Alegre/RS, a acessibilidade é uma premissa fundamental de uma sociedade inclusiva. “É fundamental que as empresas do segmento não excluam ninguém na hora de selecionar ou produzir o mobiliário. É possível criar soluções inclusivas para todos os perfis de consumidores.”

Vale lembrar que a deficiência vai muito além da física, existe a visual e a psicomotora, por exemplo, por isso, tudo precisa ser planejado em função da mobilidade e das restrições do cliente.

No entanto, conseguir fornecedores para desenvolver móveis adaptáveis é um desafio. “Infelizmente, a indústria ainda não está acostumada a se moldar a esse tipo de público”, afirma dos Anjos.

Por isso, “quando alguém vê essa oportunidade como nicho de mercado, é preciso ter clareza de que se trata realmente disso: é uma fatia de mercado e não uma ajuda social. Portanto, com planejamento e estudo, a produção de móveis adaptados pode ser, sim, um negócio bastante rentável”, esclarece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog aparelhoeadaptacao: dicas para pcd, idoso e criança

Bola Suica para Pilates 65cm com Extensores