O surdo na escola: educação com acessibilidade?
A educação com acessibilidade para os surdos, usuários de Libras no Brasil, é uma questão bastante polêmica! Se por um lado existe um justo apelo em prol da inclusão, já que na vida e no mercado de trabalho o surdo terá que conviver com ouvintes…
Por outro existe a realidade de que as escolas ainda não estão preparadas para lidar com esse aluno e oferecer educação com acessibilidade. Políticas de inclusão vêm sendo discutidas e implantadas, evitando-se sempre a possibilidade de segregação e de exclusão.
Não pretendemos aprofundar a discussão, tratando de questões polêmicas, como a adoção de método fônico, por exemplo. Isso cabe às pessoas que estudam mais detalhadamente o tema. Ficaremos nas interações entre surdos e ouvintes, na sala de aula.
Compartilhar a sala de aula com ouvintes é uma tarefa árdua para os surdos, ainda que sejam oralizados. Isso sempre funciona de modo precário, desde a turma que interage – falando vários ao mesmo tempo – até o professor que usa bigode ou que fala virado para a lousa.
Quanto ao surdo usuário de Libras, não é só com intérpretes despreparados que tem que lidar.
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